terça-feira, 11 de junho de 2013

DROGAS UM CAMINHO SEM VOLTA


Por mais batido que possa parecer, falar sobre drogas tornou-se uma obrigação de todos aqueles, que tentam fazer alguma coisa para minimizar um problema crescente nas grandes, médias e pequenas cidades.
Antes, as drogas eram obtidas de formas excusas. Os usuários subiam morros ou corriam atrás de lugares pobres da cidade para comprar maconha e cocaína, apenas.
Hoje, nossos filhos, por mais que falemos e recomendemos apontando para os seus malefícios, podem conseguir entorpecentes com os próprios colegas de escola. Ou seja, houve uma inversão dos fatos. Se antigamente, o viciado ia atrás, atualmente, o vício corre atrás do viciado. Pelo que nos parece, os traficantes desceram os morros e agem à luz do dia sem nada temer, afinal eles fazem as próprias leis.
O “crack” é a droga do momento. Acessível para qualquer bolso é mais violenta que a cocaína em pó. Tanto o seu efeito sobre o organismo quanto a dependência são mais rápidos, e por conseguinte, velozmente fatais.
Há necessidade de uma vigilância constante nas escolas, pois é crescente a quantidade de colegas que se transformam em traficantes, muitas vezes para sustentar o próprio vício.
Cabe ao governo elaborar campanhas de massificação contra o uso de entorpecentes. Aliás, por que não fazer cinco minutos diários em rádio e TV mostrando os males, trazendo depoimentos de médicos, ex-viciados, familiares etc ? Além disso, é necessária a construção de mais centros de recuperação de drogados financiados pelo dinheiro público, pois os que existem não comportam mais a quantidade de pessoas que procuram os serviços diariamente.
Muitas campanhas cresceram nos últimos tempos à respeito da descriminização da maconha. É um assunto polêmico. Há o ponto positivo que poderíamos ressaltar sobre a provável diminuição da quantidade de traficantes. Mas está provado que a maconha é ponto de partida ao mundo sem retorno. A grande realidade do mundo dos tóxicos é a máxima: fácil de entrar e muito difícil de sair. Mas se todos se levantarem e fizerem algo de positivo há condições de mudar o atual estado das coisas. A verdade é uma só: do jeito que está não pode ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário